01/03/2013

Resenha Comemorativa: 200 anos de Orgulho e Preconceito




Resenha: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen

Olá pessoas! Como uma amante de clássicos e histórias de época, vou aproveitar os 200 anos de Orgulho e Preconceito para fazer a resenha desta obra maravilhosa, pois acreditem... há pessoas que não a conhecem!

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.




Eu assisti primeiro o filme e depois li o livro e é claro que eu quis ler o livro porque o filme as cenas são bem reduzidas e diferentes... e eu queria saber mais sobre a nossa querida Lizzie e o Sr. Darcy *-*
Devo confessar que no começo a leitura foi um pouco chata, pudera... um livro antigo que continha muitas palavras que eu sequer conhecia.
Elizabeth Bennet é o tipo de filha que agrada aos pais, principalmente ao pai. É jovem e não possui tantos “atributos” tanto em beleza física quanto as coisas que as moças daquela época tinham de aprender.
Enfim, um nobre chega a cidade e sua mãe – que consegue me irritar profundamente – quer apresentar sua filha mais velha e assim arrumar o casamento para sua filha. Os bailes acontecem e esse nobre se interessa pela irmã de Lizzie e tudo se encaminha no sentido de que sua irmã Jane irá se tornar uma senhora rica.

Ao mesmo tempo Elizabeth conhece o Sr Fitzwilliam Darcy que aos seus olhos é um homem arrogante, preconceituoso e metido. Acho que seriam essas as palavras que ela usaria nos dias de hoje.
O Sr. Darcy é o tipo de homem que não se envolve com qualquer um e por isso ostenta uma máscara de arrogante e orgulhoso. Porém, ele não é nada disso... e com o passar do tempo Elizabeth descobre as qualidades desse homem.
Várias situações acontecem que no começo fazem Lizzie ficar contra o nobre, deixando-a com raiva de coisas que ela nem sabiam se era de fato verdade o que diziam sobre Darcy.

 Elizabeth é obrigada a lidar com as outras jovens ricas que cercam os dois senhores envolvidos na história e isso a faz ficar frustrada perante o comportamento das jovens, que não deixam de lhe transmitir a imagem de ser uma pobretona no meio da alta sociedade.
Porém, o que Elizabeth não podia imaginar que mesmo sem ter um dote e não saber falar línguas diferentes, nem cantar, bordar e tocar piano direito, alguém se apaixonaria por ela! Sim! Sr. Darcy se apaixonou por Elizabeth *-*
Bom, mas mesmo assim, ele enrola um bom tempo para se declarar a ela e quando o faz... ela quase o põe pra correr! Sim, eu ri muito dessa parte... mas coitada, ela estava com a cabeça cheia de coisas contrárias sobre ele e como ela poderia aceitar o pedido de casamento de alguém que para ela era tão orgulhoso e malvado? E também tem o tal primo Collins que queria a mão de Elizabeth e ela não aceitou! Ele ficou tão sem rumo... tadinho (:

 
Depois de rir eu fiquei chateada por ela ter colocado o coitado pra correr... ele teve que engolir seu orgulho para pedir sua mão ela simplesmente o ignora?
Mas é aí que a cena muda e depois de despejar tudo o que achava sobre ele, Darcy resolve que é melhor dar uma explicação à Elizabeth e por isso elabora uma carta contando sua versão sobre tudo o que ela lhe acusava.
Ai gente, a carta foi tão fofinha *-* fofinha a modos antigos né hahaha!

E nisso Elizabeth vai em busca de tudo o que ele lhe disse na carta, juntando informações, puxando pela memória... analisando os casos e é aí que a sua ficha cai!
Bom, não é um livro que tem cenas de beijos e aquelas coisas e nem cenas quentes! Afinal a época não permitia né rs, mas é um livro que você se apaixona pela primeira vez que lê... é um romance genuíno e que mostra que uma pessoa não pode ser avaliada pela aparência, mas sim pelo que há dentro dela.

Elizabeth aprendeu a lição e Darcy também, ele mudou alguns de seus comportamentos e se tornou um galã mesmo, daqueles de Hollywood! Kkkk e fez a cabeça da mulherada da época.
A leitura pode ser um pouco cansativa, mas vale a pena... assim como o filme (: 

Mas e aí, quem já leu? Quem já viu o filme?
Quem aí se apaixonou à primeira leitura pelo Sr. Darcy?

Falando sobre o filme, rodando na net achei algumas curiosidades bem interessantes, deêm uma lida aqui embaixo (ah e essa foto embaixo eu acho tão fofa *-* acho que a Keira e o Matthew fizeram um par muito bonito..)


  •  Joe Wright não estava inicialmente interessado em Keira Knightley para interpretar Elizabeth, acreditando que ela era muito atraente. Ele mudou de idéia após conhecê-la, decidindo que sua atitude moleca seria perfeita para o papel .

  • Keira Knightley estava se preparando para seu papel em Domino (2005), enquanto ela estava filmando O&P, e já tinha cortado o cabelo. Ela teve que usar um aplique durante as últimas semanas de filmagem e mangas compridas para esconder seus músculos.
  • A cena mesa de jantar na casa de Lady Catherine foi a primeira cena filmada. A conversa de Elizabeth com Mr. Wickham sob a árvore foi a última. As filmagens naquele local, Burghley House em Linconshire, durou de 18 a 22 de julho de 2004, segundo o site da casa. No filme (e no livro), a casa é chamada Rosings. O filme foi gravado quase inteiramente em locações; o único cenário construído para o filme foi o salão da Assembléia Meryton onde Darcy e os Bingleys são introduzidos pela primeira vez, porque os salões de assembléia desse tipo já não existem mais na Inglaterra, ou pelo menos muito difícil de encontrar hoje em dia. A construção do cenário também permitiu que a equipe o construísse em suas especificações exatas. Filmar em um local real que fosse estreito teria sido incrivelmente difícil de qualquer maneira.
  • As atrizes que compõem a família Bennett (Keira Knightley, Rosamund Pike, Jena Malone, Talulah Riley e Carey Mulligan) foram para o local da casa dos Bennet, em Kent, antes da equipe, e brincaram de Sardines (similar ao nosso esconde-esconde), a fim de conhecer melhor a casa e uns aos outros antes do início das filmagens
  • Todas as seqüências exteriores de Pemberley e algumas do interior, incluindo a galeria de escultura, foram filmadas em Chatsworth House, propriedade do duque de Devonshire. Como a casa funciona como uma casa residência privada e também é a mansão mais visitada da Inglaterra, várias cenas do interior não poderiam, no entanto, serem feitas lá e foram em vez filmadas em Wilton House, Wiltshire.
      
  • No início do filme, Elizabeth é mostrada lendo um romance intitulado “Primeiras Impressões” – este foi o título original de Jane Austen de seu romance antes que ela o alterasse para “Orgulho e Preconceito”. Além disso, o texto das páginas visíveis é legível quando em pausa, é o último capítulo de Orgulho e Preconceito, com nomes alterados.
     
  • A cena onde Bingley ensaia a proposta de casmaento a Jane foi improvisada. Inicialmente, era para ser mais curta, mas Simon Woods foi tão bom que a cena foi alongada.
  • Rosamund Pike foi a primeira escolha de Joe Wright para o papel de Jane. Ela recusou o papel de Rita Skeeter em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) para este filme.
  • Matthew Macfadyen (Mr. Darcy) tem uma visão muito ruim. Na filmagem da manhã nebulosa, o diretor, Joe Wright, estava atrás da câmera acenando uma bandeira vermelha para Macfadyen saber para onde caminhar.
     
  • Emma Thompson (Elinor – Razão e Sensibilidade 1995) fez uma participação não creditada e não paga e reescreveu o script. Ela recebeu um “Agradecimento Especial” nos créditos finais do filme. Uma das duas cenas que Emma Thompson escreveu foi a cena em que Charlotte Lucas diz a Elizabeth Bennet que ela vai casar com o Sr. Collins. A outra é a cena em que Elizabeth Bennet tenta dizer ao Sr e a Sra. Gardiner e Darcy sobre a fuga de Lydia com Wickham. Keira Knightley entrando e saindo da sala foi idéia de Emma Thompson, de acordo com o comentário de Joe Wright no DVD.
     
  • Quando Elizabeth está lendo a carta do Sr. Darcy e Charlotte chega e pergunta se ela está bem, você pode ver claramente a assinatura da carta: Fitzwilliam Darcy.
  • O final do filme nos EUA foi classificado como o melhor final de filme de todos os tempos pela Entertainment Weekly.
     
  • Jena Malone (Lydia) interpreta a irmã mais nova de Keira Knightley (Lizzie). Malone é na vida real mais velha do que Keira Knightley.
     
  • Romola Garai (Emma-2009) fez teste para o papel de Elizabeth Bennet
  • O diretor Joe Wright conseguiu escalar Judi Dench (Lady Catherine) supostamente escrevendo uma carta para ela dizendo: “Eu adoro quando você interpreta uma megera”‘, e pediu à Donald Sutherland para fazer o papel do Sr. Bennet. Como Wright disse em uma entrevista em 2005, “Acabamos tendo uma longa correspondência de e-mail sobre tudo, desde a agricultura do século 18 ao meu relacionamento com meu pai. Eu escalei Donald por a) porque ele é um deus, e b) porque você precisava de alguém com aquela força para lidar com essas seis mulheres.” Em uma nota similar, ele mencionou que estava “relutante” em escalar Simon Woods como o Sr. Bingley, já que ele havia tido um relacionamento com a atriz Rosamund Pike (Jane): “Eu tentei muito não escalar o Simon, mas eu sabia que ele era perfeito . Finalmente liguei para a Ros e perguntei se ela se importava, e ela disse: “Absolutamente não”. Eles não se viam há dois anos mas no dia seguinte eles estavam dançando juntos. Foi lindo.”
     
  • Os freqüentes close-ups da mão de Matthew Macfadyen são uma referência ao fato de que o objetivo final da vida das irmãs Bennet é a “mão” de um homem rico em casamento, e um prenúncio do fato de que Elizabeth, de fato, eventualmente, ganha a “mão” de Darcy
  • Matthew Macfadyen não leu “Orgulho e Preconceito” antes de gravar a adaptação para o cinema. Em vez disso, ele baseou o personagem de Mr. Darcy no script      
Fonte: IMDB


E aí, gostaram? Espero que sim! Tanta coisa que eu não sabia ..

Beijos e até o próximo (:




4 comentários:

  1. Amooo Orgulho e preconceito *--*
    Muito boa a resenha :D

    ResponderExcluir
  2. Orgulho e Preconceito é lindo. Eu já tinha lido, bem resumidamente, o livro antes de ver o filme. Até porque, minha tia me obrigou. Acredita que ela sabe o livro de cor e salteado?!

    Outra curiosidade para você...
    Tem uma série (vou procurar o link e depois te passo), com o mesmo nome, mas com atores diferentes e quem faz o Mr. Darcy, é o ator Colin Farrel (não lembro se o nome dele escreve exatamente assim...). A série é muito boa e bem mais fiel ao livro do que o filme. (:

    PS: comente no meu blog, escrevi uma resenha dupla.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Amooooo esse filme essa estória !

    ResponderExcluir
  4. Adoro Orgulho e Preconceito, estou relendo o livro nesse início de férias! E adorei ler essa postagem com curiosidades sobre o filme. A Nina comentou acima sobre a série da BBC, o link para baixar é esse: http://thepiratebay.sx/torrent/7350955/(clique em "GET THIS TORRENT", para baixar pelo torrent).
    Beijos!
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir