04/03/2013

Sessão da Olly: O Amante da Rainha



FICHA TÉCNICA

Diretor: Nicolaj Arcel
Elenco:Alicia Vikander, Mads Mikkelsen, Mikkel Boe Følsgaard, David Dencik, Trine Dyrholm, Thomas W. Gabrielsson, Cyron Melville, Bent Mejding, Harriet Walter, Laura Bro, Søren Malling, Jakob Ulrik Lohmann, Søren Spanning, Frederik Christian Johansen, John Martinus, Rosalinde Mynster, Nikol Kouklová, Egob Nielsen, Michaela Horká, Alzbeta Jenická, Anna Stiborová, WilliamJøhnk Nielsen, Julia Wentzel Olsen, Frank Rubæk, Klaus Tange, Karin Rørbeck, Zinnini Elkington, Kenneth M. Christensen, Erika Guntherová, Mads Hjulmand
Produção:Meta Louise Foldager, Sisse Graum Jørgensen, Louise Vesth
Roteiro:Nikolaj Arcel, Rasmus Heisterberg
Fotografia: Rasmus Videbæk
Trilha Sonora: Cyrille Aufort, Gabriel Yared
Duração: 137 min.
Ano: 2012
País: Dinamarca, Suécia, República Tcheca
Gênero:Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Europa Filmes, Mares Filmes
Estúdio: Zentropa Entertainments / Trollhättan Film AB / Film i Väst / Sveriges Television (SVT) / DR TV / Sirena Film
Classificação: 14 anos

PRÊMIOS

- Vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator (Mikkel Boe Følsgaard) e Melhor Roteiro no Festival de Berlim. Também foi indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme.
- Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro


Sinopse:
A jovem rainha da Dinamarca, Carolina Matilde (Alicia Vikander), casada com o rei insano Cristiano VII (Mikkel Boe Følsgaard), apaixona-se secretamente pelo médico da realeza Struensee (Mads Mikkelsen). Juntos, eles iniciam uma revolução capaz de transformar uma nação para sempre.
 





Carolina Matilde deixou a Grã Bretanha quando ainda tinha 15 anos para se casar e ser Rainha da Dinamarca. Desde a primeira cena do filme já sabemos que se trata de uma rainha em decadência e que algo muito sério acontecera para estar em tais condições.

Então Carolina começa a escrever uma carta para seus filhos, contando tudo o que acontecera desde o dia em que deixara sua cidade para Reinar ao lado de seu esposo, o Rei mais louco que eu já vi em toda a minha vida. Christian VII. Ele é louco mesmo, sérios problemas mentais e íntimos.

Depois de cumprir seus deveres como Rainha e dar ao povo um herdeiro ao trono, Caroline se vê amargurada, com um homem que se comportava como uma criança que ora se divertia, hora a humilhava. Eu imagino que deveria ser horrível ser mulher de um cara como ele.

A corte então achou melhor tratar de achar um médico para resolver os problemas do Rei, mesmo que no sentido figurado da coisa.

Então aparece o médico, um estrangeiro que com o tempo conquista a confiança do Rei e arranca suspiros da sofrida Rainha.

Além de ser estrangeiro, é iluminista e traz as suas idéias para a corte, revelando-as somente para sua amante e um amigo. E então começa-se uma manipulação – para o bem, é claro – com o Rei, para que assumisse sua posição na corte e não fosse tolo ao só assinar as leis sem saber o que realmente estava acontecendo.

É então que os problemas começam, Caroline engravida do médico e deita-se novamente com seu marido para tentar “camuflar” a situação. Enquanto isso a corte percebe que o Rei está sendo manipulado por seu médico e resolvem dar um jeito para que aquilo se acabe antes que virasse uma bagunça.

Por certo tempo as coisas funcionaram como Carolina e o médico queriam, porém logo o romance foi descoberto e aí sim a coisa ficou feia...


Para quem gosta de filmes de época eu recomendo *_* 


Não se trata simplesmente do caso extra conjugal da Rainha, mas de como a política daquela época era dura, tratando digamos, com sangue. Enfim, a partir disso o Iluminismo tomou sua forma na Dinamarca.



Beeijos! Assistam e me contem o que acharam ;D
 

 

4 comentários:

  1. É claro que gostei do filme ;P

    e da resenha tbm!
    Passando apenas para dar apoio moral, pq você já sabe da minha opinião. hihi;

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de filmes europeus, mas adoro épicos, ainda não assisti a esse filme, mas sempre achei a ideia interessante...

    Beijooos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante esse filme, valeu pela indicação e parabéns pelo post!!!
    Acabei de conhcecer seu blog e gostei muito. Já estou te seguindo.
    Te espero no meu Leituras, vida e paixões.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog. Seguindo!

    Beijos,
    Isabelle.
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir