21/01/2014

Resenha: Máscara - A Vida não é um Jogo.

Oii pessoal, tudo bem?

Pois é, andei um pouco sumida mas foi devido a correria do dia a dia e do meu trabalho. Enfim, eu recebi o livro do Luiz em dezembro eu acho e não gosto de fazer as coisas apressadamente, então li com calma para poder entender e curtir a história do começo até o fim. Lembrando que o autor é parceiro do blog *-*



Título: Máscara - A Vida não é um Jogo
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 366
Ano: 2013
Autor: Luiz Henrique Mazzaron

“Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, que passa a persegui-lo, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.
Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana...
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?”

Vou começar dizendo que essa sinopse não faz jus ao conteúdo. A história é muito alucinante e você fica pensando: “geeente não pensei que seria assim”
Vou contar um pouco sobre o protagonista do livro, Liam. O livro começa contando um pouco sobre a vida de Liam que é um garotinho. Conta sobre os maus tratos que recebia do seu tio e um dia uma assistente social chega para resgatá-lo e então é a partir daí que a vida desse garotinho muda e com ela a de outras pessoas também.

Liam é levado para uma delegacia e lá conhece policiais, Craig, Ryan, Sylvia... pessoas que mudariam suas vidas junto com ele. O menino é levado para um orfanato de freiras, mas há uma entidade que o procura e quer achá-lo a todo custo. Essa entidade comete uma chacina e então Craig consegue fugir com o garoto e mais outras pessoas para um lugar distante onde aquela entidade não conseguisse encontrá-los.

Pois bem, anos se passam.. Liam cresce e as pessoas que fugiram com ele naquele dia formaram novamente suas vidas, crentes de que aquilo tudo fosse passado. Mas então a entidade consegue encontrá-los e por aí começa acontecer uma série de coisas estranhas, no comportamento de Liam e pessoas começam a desaparecer.

Liam então é raptado e “jogado” nesse mundo de Domus. Lá ele entra numa espécie de jogo e ali precisa salvar algumas pessoas que têm seu passado, digamos assim, nada bom sabe... então ele escolhe 7 pessoas que jogariam aquele jogo com ele.

“Georgia, Genevieve, Kelly, Ramón, Kiki, Mary, Daniel” Esses foram os escolhidos que teriam que jogar com Liam e aliás, teriam que permanecer unidos se quisessem sair vivos desse jogo!

Cada um deles tinha um passado condenado e isso foi muito bem esclarecido para Liam, afinal nenhum deles ali era livre de pecado ou coisa do tipo.
Eu posso garantir que me senti dentro do filme “Jogos Mortais” com a voz do Jig Saw soando na minha mente, outras vezes eu me senti dentro do filme Silent Hill e também dentro do filme Madrugada dos Mortos.

São filmes que eu gosto, então por isso me identifiquei muito com o livro, adorei a escrita e principalmente a parte que o grupo chega numa cidade abandonada e coisas começam a acontecer. Você sente aquela tensão e fica torcendo para tudo dar certo, mas você sabe que a chance deles conseguirem sair desse jogo é mínima!

Ao decorrer da história você começa a descobrir o motivo da entidade querer tanto Liam para entrar nesse jogo. E eu digo uma coisa, você descobre MUITA coisa mesmo...

Eu estou enrolando e não sei se estou conseguindo transmitir o que o livro deixou em mim. Foi muito difícil escrever essa resenha porque realmente foi um livro que tirou meu fôlego do começo ao fim!

Não sei se o Luiz é fã de filmes de terror, o que deve ser, mas ficou muito bacana as cenas que ele narrou e se eu fosse produtora claro que eu iria transformar esse livro em filme. Foi muito bem escrito, teve um ou dois erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura.

Bom, Máscara terá o próximo livro e eu não me aguento de curiosidade, afinal ele conseguiu deixar aquele bendito final cheio de suspense, sabe?
Eu digo uma coisa, vocês precisam ler... vocês vão ficar alucinados com as coisas que acontecem e com a história!

Eu amei de paixão e minha nota é 10!

                “Esse “mundo” é uma cópia do real. Nele vocês encontrarão comida, abrigo, mais desafios e talvez até novos aliados ou inimigos. O objetivo do jogo é fazer vocês pagarem por seus pecados, do meu jeito. E fazer de você, Liam, uma pessoa que possa compreender a podridão da sociedade humana.” – Página 136


9 comentários:

  1. Caramba! Gostei do livro, assim, de primeira. E vou procurá-lo. Me deu uma vontade de lê-lo depois dessa resenha...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste livro. Adoro fantasia e a capa do livro me lembrou um pouco a capa de A Fúria dos Reis, do George Martin.
    Meu filme virou Livro

    ResponderExcluir
  3. Uau, gostei da resenha, principalmente quando você disse que foi um livro que te tirou o fôlego, adoro livro que nos deixam sem respirar. Amo livros nacionais, e está capa está me dando uma aflição e ao mesmo tempo acho ela bonita. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas me interessei bastante.
    Parece uma ótima história, eu adoro fantasia!
    Ótima resenha!
    Adorei seu blog, já estou seguindo!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olly, deu pra notar que o livro realmente tirou seu fôlego e que você amou de paixão! Sua resenha ficou super espontânea, adorei! Só o livro que não me agradou... rs... Não é meu estilo de leitura, e você ter dito que se sentiu dentro desses filmes de terror confirmou para mim que não devo ler. Livros e filmes do gênero me dão pesadelo, então não leio/ assisto. Mas é uma ótima dica para os que, como você, amam o gênero!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiee, eu gosto bastante de livros deste estilo, não gostei da capa, mas adorei o estilo e fiquei com vontade de ler, mas quando disse sobre jogos mortais, fiquei com medo, um dia vi um desses filmes e fiquei morrendo de medo hahah
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Conhecia o autor, mas não a obra, acredita? Na fan page li algo sobre o cenário de TWD ser parecido no livro, e com certeza isso me deixou curiosa pra caramba!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu o Lu foi magistral nesse livro. Eu disse a ele que me deixou com uma ressaca literária a ponto de eu passar quase um mês sem conseguir ler direito um outro livro... tanto que depois dele só li mais dois... e o ano terminou rsrsrs. Eu amei a narrativa dele, essa entidade do mal... O mundo de Domus, todos os acontecimentos e mistérios... Nossa eu não tenho palavras para dizer o quanto amei a leitura desse livro.. foi o melhor livro que li em 2013. Adorei a sua resenha e também senti dificuldades em resenhar esse livro... porque foram tantas sensações... tive até sonhos e ouvia a risada do mascarado... tudo o que mais gosto. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor!
    Já li essa obra e resenhei também! Achei o livro genial! E muito bom mesmo!
    Adorei a sua resenha e também estou louca pela continuação!
    Beijos s2

    ResponderExcluir