20/11/2013

Resenha: A Sombra do Vento

A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón

Oi pessoal, tudo bem?
Bom, já faz um tempinho que eu não faço nenhuma resenha, não porque não tenho livros pra fazer, pelo contrário eu tenho vários... mas o tempo tem me consumido e quando vou ver... esqueci de resenhar.

Hoje a resenha é especial. Especial porque até hoje foi um dos melhores livros que já li em minha vida. Sabe aquela história que te prende, te faz viajar e se imaginar lá dentro junto com os personagens? Pois é e vou dizer pra vocês o motivo.


A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.



Quando pedi a Nina do blog (Storytime Storyteller's) um livro pra ler, afinal eu tinha acabado de ler Orgulho e Preconceito e não queria ler algo de época, mas também nada do que via me agradava, então ela me disse “Olly, eu tenho um ótimo que você vai adorar... A Sombra do Vento do Carlos Ruiz Zafon”, eu disse “hummm okay”.
Procurei a sinopse e me interessei pela história, mas achei que ia ser um livro legal, mas não imaginei que me marcaria de tal maneira.

Então ali comecei, devo confessar que no começo, as primeiras páginas não encheram meus olhos... mas continuei lendo até o ponto que não conseguia mais tirar os olhos do livro.
Eu não conhecia nenhum livro do Carlos Ruiz Zafon, mas eu simplesmente me apaixonei pela história, pela escrita, pelo modo de encaixar cada acontecimento, pelos personagens, por tudo! Vocês podem achar que seja exagero da minha parte, mas não, não é.

A trama envolve um garoto chamado Daniel Sempere, um menino doce que não consegue se lembrar do rosto da sua mãe morta. É então que seu pai o leva para conhecer um local inusitado na grande Barcelona, o Cemitério dos Livros Esquecidos. Um local conhecido por poucos, o costume era de adotar um livro e cuidar dele. Por acaso ou não, Daniel encontra um livro chamado “A Sombra do Vento” do autor Julián Carax.

Daniel devora o livro em uma única noite e adora o que leu, decidido a encontrar mais livros do autor, ele descobre que possui o último livro de Julián Carax e que um louco queimava-os a fim de destruir e apagar Carax de todas as formas possíveis. Sempere era apenas um garoto e mesmo assim passou sua juventude atrás de pistas sobre Carax e sobre o que realmente havia acontecido. Eu me senti como Daniel atrás de Julián, tentando imaginar o que havia acontecido e o porquê alguém queimava os livros!

Com sua bela escrita, Zafon sabe onde colocar cada ponto, cada virgula, assim como o crescimento e desenvolvimento de nossos personagens.
É numa bela noite (meio atordoada) que Daniel, já moço, conhece um que seria seu parceiro para o resto de sua jornada, Fermín Romero de Torres. Não há como não rir, chorar e torcer por esse personagem, ele é apaixonante.


“Há prisões piores que as palavras, Daniel” Pág 171


As vidas de Daniel e Julián andavam paralelas, até que um dia se juntaram e ali meu amigo, eu já não conseguia dormir querendo saber o que havia acontecido, como se desenrolaria toda aquela trama! E pode acreditar que muitas vezes eu chorei, sorri e me senti ali junto com os personagens tentando desvendar o grande mistério de Julián Carax.
Eu não sei nem se posso dizer mais coisas, afinal acho que poderia entregar a história, mas garanto que se você ler, não se arrependerá. O autor conseguiu misturar drama, romance, comédia, horror tudo na medida certa, nem mais nem menos.


“Não há segundas oportunidades, excepto para o remorso.” – Pág 381


Bom eu espero que vocês leiam e venham me contar o que acharam, posso garantir que não se arrependerão, talvez será um dos melhores livros que você vai ler em sua vida.

Beijinhos, até o próximo. 

8 comentários:

  1. Amei sua resenha, eu nunca tinha ouvido falar deste livro e aparenta ser bem interessante :)

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda! Leia esse livro *-* você irá gostar...

      Excluir
  2. Ótima resenha!
    Eu ainda não tinha lido nenhuma do livro e confesso que não dava nada pra ele, viu?

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor :D
      Leia siim, no começo eu também não dei nada por ele... mas depois descobri o ouro escondido hehehe

      Beeijos!

      Excluir
  3. AMO DE PAIXÃO os livros do Zafón. Ainda não li todos, mas quero ler só quando for comprar os outros, pq esse é um livro que não merece ser livro apenas uma vez e merece ficar num lugarzinho especial na minha estante. *o*~~

    Ótima resenha. HAHA o que seria de tu se eu não tivesse te mostrado o Zafón, não é mesmo? huahuahua bricnadeirinha... Mas sério, não tem como não ficar encantada (e as vezes um pouco horrorizada) com a história, e não tem como não viciar na leitura dos livros dele. *--*

    Beijinhos,
    Nina Xaubet
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei e resenha, estava louca pra saber um pouco mais sobre esse livro!!! Te seguindo e curtindo sua fanpage!!! Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa pra ler. Tenho uma pilha de livros aqui me dando aquele olhar de desaprovacao pq estao enchendo de poeira hahaha parabens pelo otimo post!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha... quero muito ler os livros do Carlos Ruiz Zafón!
    Tenho uma amiga que é apaixonada por ele!
    bjs,
    http://cladoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir